quinta-feira, setembro 06, 2007

sabedoria oriental


Mizaru Kikarazu e Iwazaru
Seus nomes são 'kikazaru' (o que tapa os ouvidos), 'mizaru' (o que cobre os olhos), e 'iwazaru' (o que tapa a boca), que é traduzido como 'não ouça o mal', 'não veja o mal' e 'não fale o mal'. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês pois, a palavra 'saru', em japonês, significa 'macaco' e tem o mesmo som da terminação verbal 'zaru'.

KIKAZARU
MIZARU
IWAZARU
SARU

O som das palavras é semelhante e faz referência a um provérbio japonês (kotowaza) que descreve a atitude de alguém que não deseja se envolver em complicações.No Japão, numa cidade chamada Nikko, existem muitos santuários (a cidade é conhecida por isso, inclusive) e, no Santuário Toshogu há imponentes portais e belas construções. Lá, estão os três macaquinhos em madeira. Eles ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século 17.
O folclore japonês diz que, no Século VIII D.C. , um monge budista da China introduziu os três sábios macaquinhos no Japão.
Acredita-se que as poses dos macaquinhos eram a representação de um comando de uma divindade (Vajra) para 'ver nenhum mal, ouvir nenhum mal, falar nenhum mal.'
" Essas informações, porém, não podem ser confirmadas" segundo o professor Dr. Ricardo Mário Gonçalves, da cadeira de História do Oriente da USP.
Fontes: Portal das curiosidades/ Nippo Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

boca = kuchi orelha = mimi olho me

Boa e velha alternativa para não estressar com certos problemas que não faz bem a saúde.
Sucesso é ser Felizzzz

Anônimo disse...

cOMO SEMPRE A PRUDÊNCIA É A MELHOR COISA QUE EXISTE. Não devemos ouvir certas coisas, falar com parcimônia e olhar então, com muito cuidado. No mais, a vida segue em frente.

|Renata_Emy| disse...

Olá Malu, navegando na net procurando uma imagem p/ meu post de hoje encontrei seu blog, adorei esta matéria que postou, vou pegar emprestado tá?
Calma, citarei a fonte! rs...
Beijos