terça-feira, novembro 06, 2007

Gutemberg


Página dupla da 'Bíblia de 42 linhas':

Da Bíblia de 42 linhas de Gutenberg - a primeira obra impressa em série, há cerca de 500 anos -, existem apenas apenas 48 exemplares espalhados pelo mundo. Gutenberg levou vários meses (até um ano e meio, acredita-se) para concluir sua impressão da obra de 1300 páginas. A Bíblia foi impressa em Mainz, na atual Alemanha, por volta do ano 1450. Os exemplares eram vendidos sem encadernação ou ilustrações, o que era feito posteriormente, de acordo com os gostos de seus donos. Assim, cada cópia apresenta características únicas, como anotações, marcas de parágrafos e iluminuras. A figura pertence à Bíblia do espólio da Universidade do Texas. Conserva nas margens as marcas deixadas ao longo dos tempos por monges e escribas, algumas delas com indicação de trechos que deveriam ser lidos em voz alta.

aqui pode ser vista uma versão digitalizada da Bíblia
http://www.hrc.utexas.edu/exhibitions/permanent/gutenberg/

Antes de inventar os tipos móveis tinha sido joalheiro, conhecedor da arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por isso conseguiu fazer excelentes tipos, valiosos inclusive artisticamente como trabalho de ourives.Em 1434, Gutenberg se mudou para Estrasburgo onde permaneceu vários anos. Depois de regressar a Mogúncia, Gutenberg se associou com um comerciante que lhe financiou para realizar a impressão da Bíblia.Não se conhece muito sobre os ultimos anos da vida de Gutenberg. Sabe-se que morreu em 3 de fevereiro de 1468.Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, mais duradouros e resistentes do que os fabricados em madeira, e portanto reutilizavéis que conferiram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos e permitiram a sua massificação.A imprensa é outra das contribuições de Gutenberg; com anterioridade se tinham empregado, também desde a época de Suméria, discos ou cilindros sobre os quais se tinha lavrado o negativo do texto a imprimir que geralmente era só a rubrica do dono do cilindro e outorgava certeza de autenticidade às tabletas que a levavam. As imprensas na Idade Média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel. A imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutenberg estava familiarizado, pois Mogúncia, onde nasceu e viveu, está no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.Depois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional. Também pesquisou sobre o papel e as tintas. Uns e outras tinham que se comportar de tal modo que as tintas se absorvessem pelo papel sem escorrer-se, assegurando a precisão dos traços; precisava-se que o secagem fosse rápida e a impressão permanente. Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos a base de azeite, que não só usou para imprimir com as matrizes, senão também para as capitulares e ilustrações que se realizavam manualmente- e com o papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa em sua época.O primeiro livro impresso por Gutemberg foi a Bíblia, processo que iniciou o 23 de fevereiro de 1455 e concluiu uns cinco anos depois.Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos EUA, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto - que só comprova que a invenção do mestre Gutenberg consegue, ainda hoje, cultivar seguidores que, da sua experiência-base, tentam superar o invento e adaptar as tecnologias modernas às exigentes necessidades do mundo actual.
Bíblia de Gutenberg

A Bíblia de Gutenberg é o incunábulo impresso da tradução em Latin da Bíblia, por Johann Gutenberg, em Mainz, Alemanha. A produção da Bíblia começou em 23 de fevereiro, 1455, usando uma prensa de tipos móveis. Essa Bíblia é o incunábulo mais importante pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.Acredita-se que 180 cópias foram produzidas 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos.