sexta-feira, dezembro 15, 2006

Flash

 Posted by Picasa

Cores


" O que é belo não depende do que se vê, nós somos os pintores que escolhemos as cores, pra iluminar nosso sorriso e colorir nossos amores."





I.Volpi

Feliz Natal


Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Sonhos

Há quem digaque todas as noites são de sonhos...
Mas há também quem garanta que nem todas...
Só as de verão...

Mas no fundo isso não tem muita importância...
O que interessa mesmo
não são as noites em si...
São os sonhos...

Sonhos que o homem sonha sempre...
Em todos os lugares,
em todas as épocas do ano...
Dormindo ou acordado...


Shakespeare

O Grito de Edward Munch


Uma das perguntas mais freqüentes em História da Arte, sobre o quadro “O Grito”, de Edward Munch é o motivo do grito. O ue aconteceu para aquela expressão de medo, quase terror, pintado pelo artista no ano de 1893?Finalmente, agora sabemos. Há um ano atrás, a revista Sky Telescope, especializada em astronomia, tornou pública a pesquisa de três cientistas, liderados pelo físico e astrônomo DON W. OLSON, da Universidade do Texas, com a ajuda de computadores da última geração e farta documentação, esclareceu o motivo do grito. Em 26 de agosto de 1883, um terremoto de proporções apocalípticas, tirou do mapa a ilha vulcânica de KRAKATOA, em Java, na Indonésia. Foi a maior Tsumani do século 19. Foram tantas lavas e ondas gigantes, antes do mar engolir toda a ilha que até em Nova York, os efeitos do sismo foram sentidos. O New York Times registrou que o horizonte da cidade tingiu-se de escarlate, manchando o céu e as núvens, e uma estranha fuligem cobriu a cidade, deixando as pessoas temerosas. Munch passeava com dois amigos pelo caminho de MOSSEVEIN na zona portuária de Oslo, quando os reflexos da tsumani, na Indonésia alcançaram os céus da Noruega. Crepúsculo como aquele nunca vira. “De repente, ficou rubro anotou o artista em seu diário” e uma profunda melancolia e tensão se apossou de mim. Curvei-me sobre a mureta para apreciar as nuvens cor de sangue a língua de fogo que passava sobre os FJORDS. Meus amigos foram embora e eu fiquei só, trêmulo e ansioso, como se tivesse ouvido um grito cortante e interminável atravessando a naturezaO pintor nunca esqueceu aquela tarde, prometendo a si mesmo que no momento oportuno reproduziria aquele instante em uma tela. Finalmente, quase 10 anos depois, em 1893, o quadro foi pintado como parte de um trabalho “A FRISA DA VIDA”, derivado de experiências pessoais do artista. A este trio de cientistas é que a História da Arte deve essa descoberta.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

arte divina

Amedeo Modigliani



Este filme é uma biografia do apaixonante artista Amedeo Modigliani.Ele revolucionou o mundo das artes como um cometa, dançando sobre as mesas, embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão, é o famoso pintor Modigliani (Adndy Garcia), um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa Paris do início do século XX com uma atração incontrolável pela beleza.
O filme mostra o último ano de sua vida, às voltas com as drogas e as paixões. Faz menção aos diversos dramas que o artista viveu de forma bem dosada, quando fala de Modigliani como pai, artista, marido, homem e amigo.
Colega de Picasso (Omid Djalili), amante de Jeanne Hébuterne (Elsa Zylberstein), filho de judeus, Amedeo Modigliani foi um artista ímpar e o filme sobre sua vida também não deixa de ser. Realmente uma ótima escolha para quem é um apreciador de arte.

domingo, dezembro 10, 2006